Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Máquina do Tempo (H.G. Wells)


"- E não podemos nos mover no Tempo, não podemos nos afastar do momento presente.
- Meu caro senhor, é justamente aí que se engana. É justamente aí que o mundo inteiro tem se enganado. Estamos o tempo todo nos afastando do momento presente. Nossa existência mental, que é imaterial e não tem dimensões, está percorrendo a dimensão do Tempo a uma velocidade uniforme, do berço ao túmulo. Do mesmo modo como estaríamos viajando para baixo se começássemos nossa existência a cem quilômetros acima da superfície da terra" (pag.21)

"Pensei: que estranho progressos da humanidade, que maravilhosos avanços sobre a nossa civilização rudimentar não se revelariam aos meus olhos quando eu me dispusesse a observar esse mundo difuso que flutuava e desaparecia diante dos meus olhos! (...) Mesmo sob o véu de confusão que me envolvia, a terra parecia muito bela. E então surgiu em minha mente o desejo de parar" (pag.40)

"Os grandes edifícios diante de mim podiam agora ser vistos de maneira clara e distinta, brilhando ainda úmidos da tormenta, e ornamentos de branco pelo granizo ainda não derretido que se acumulava em suas passarelas. Eu me sentia como que nu, naquele mundo estranho. Sentia-me como talvez um pássaro pode sentir em pleno ar, sabendo que o falcão paira sobre ele e em breve dará o seu mergulho. Meu medo cresceu até uma intensidade frenética" (pag43)

"Essas criaturas do futuro eram rigidamente vegetarianas, e durante o tempo em que estive com elas, a despeito de alguns acessos de apetite carnívoro, tive que me adaptar ao seu sistema" (pag.49)

"(...) a terra inteira tinha se tornado um jardim. (...) Tive a impressão de estar encontrando a humanidade na sua fase de lento declínio. aquele pôr do sol me levou a pensar no crepúsculo da própria espécie humana" (pag.54)

"Pensei na delicadeza física daquelas pessoas, na sua falta de inteligência, e nas ruínas que via por todo a parte; isso aumentou a minha crença numa conquista total da Natureza. Porque após a batalha vem a quietude. A humanidade tinha sido forte, enérgica e inteligente, e havia usado essa vitalidade exuberante para alterar as condições do mundo em que vivia. E agora vinha a reação do mundo que tinha sido alterado"  (pag. 56)

"Quando parti na Máquina do Tempo, foi com a noção absurda de que os homens do futuro estariam sem dúvidas muito à nossa frente em todos os aspectos práticos" (pag.85)

"E assim continuei minha viagem, fazendo uma parada de vez em quando, em avanços de até mil anos ou mais, seduzido pelo mistério do destino final da Terra, e vendo, com uma estranha fascinação o sol torna-se maior e menos brilhante a oeste, e a vida na velha Terra extinguir-se aos poucos" (pag.127)

"E tenho ainda comigo , para o meu consolo, duas flores brancas- ressequidas agora, escuras e esfarelando-se- para testemunhar que, mesmo quando a inteligência e aforça tiverem desaparecido, a gratidão e a ternura mútua ainda encontrarão espaço nos corações humanos" (pag.139-140)



Nenhum comentário:

Postar um comentário